No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
E como estas questões se relacionam com a rotina corporativa?
Quando falamos em sustentabilidade, muitas pessoas relacionam o termo, principalmente, a questões relacionadas com poluição, degradação ambiental e exploração de recursos naturais. No entanto, esse conceito é ainda mais amplo e tem a ver com as ações como: planejamento participativo, a busca pelo consumo consciente de recursos naturais, uma maior participação das empresas nas políticas públicas e de preservação e também a preocupação dos negócios com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
Esse tipo de ação também impacta a qualidade de vida dos colaboradores, reduz custos do negócio e aumenta produtividade e desempenho das equipes, além de ser bem-vista por clientes e o mercado como um todo.
Vários são os pontos que explicam a importância da relação da área de Recursos Humanos (RH) e Sustentabilidade, no entanto, destaco um dos elementos primordiais, que é o:
Fortalecimento da cultura sustentável na empresa
Também é papel da área de RH fortalecer a cultura sustentável por meio de práticas, programas e ações voltadas ao tema, incentivando os colaboradores a levarem as boas práticas para além do ambiente profissional.
Também é interessante saber como o RH pode contribuir para as políticas de sustentabilidade da empresa, conhecendo algumas das ações que impactam positivamente esse ambiente:
- Criar e incentivar programas que promovam a qualidade de vida;
- Políticas de estímulo de reutilizáveis, como talheres permanentes, copos e canecas individuais e a eliminação do uso de papel nos processos (os processos da Teia já são 100% virtual);
- Incentive as práticas fora de seu ambiente por meio de campanhas voluntárias.
- Adotar programas de capacitação continuada a fim de fortalecer a sustentabilidade na empresa, como cursos de reciclagem e reutilização de materiais, agricultura sustentável, práticas de consumo consciente, dentre outros.
Vale destacar também que a adoção de práticas sustentáveis também é interessante para as finanças da empresa, já que resulta na redução de custos e na utilização equilibrada de recursos, especialmente se fizer parte da cultura empresarial do negócio.
O que você achou de entender a relação entre RH e sustentabilidade?
Se gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre RH sustentável, entre em contato com o time de Inteligência em serviços da TEIARH, temos soluções que irão fazer a diferença no RH da sua empresa.
A TeiaRH é uma consultoria empresarial que surgiu com o propósito de conectar pessoas e organizações, no sentido de aprimorar processos e melhorar os resultados organizacionais. Trabalhamos em parceria com o nosso cliente para identificar e desenvolver o capital intelectual adequado às suas necessidades.
Entre em contato com nosso time de Inteligência em Serviços que juntos construiremos um projeto de acordo com a sua necessidade.
Contato para Empresas – Para falar com nossas consultoras – Clique Aqui!
Trabalhe Conosco – Confira nossas Vagas de Emprego – Clique Aqui!
E-mail: comercial@teiarh